RADIO VRM AO VIVO

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

NO AM, PF FAZ BUSCAS POR 5 PESSOAS DESAPARECIDAS NA TRANSAMAZÔNICA




Grupo seguia de carro pela Rodovia e foi visto em reserva indígena.
Funcionário da Eletrobrás e mais quatro pessoas integram grupo.
Adneison Severiano Do G1 AM
A Polícia Federal (PF) realiza buscas por cinco pessoas desaparecidas em uma região do km 85 da BR-230 (Rodovia Transamazônica). O grupo teria sido visto pela última vez na aldeia de índios da etnia Tenharim. A área fica em trecho situado entre os municípios amazonenses de Humaitá e Manicoré. Um dos desaparecidos, Aldeney Ribeiro Salvador, é funcionário da Eletrobras Amazonas Energia.
Ele atua na Agência do Distrito de Santo Antônio do Matupi, em Manicoré. A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que vai apurar o caso.
saiba mais

De acordo com a Superintendência da Polícia Federal no estado, a área faz parte da jurisdição da PF de Rondônia e equipes foram acionadas para o trabalho de buscas. Ao G1, a Superintendência da PF/RO confirmou o desaparecimento do grupo na reserva indígena.

"Uma equipe da Polícia Federal seguiu para realizar buscas na área, mas ainda não temos informações sobre os desaparecidos, se estão sendo reféns, se foram mortos ou perdidos na aldeia. Aguardamos contato da equipe para divulgar detalhes do caso", disse assessoria de comunicação da PF/RO.

O titular da Delegacia da Polícia Civil do Amazonas em Humaitá, Oswaldo Amaury, disse que recebeu denúncia do desaparecimento, mas, por se tratar de área indígena, somente a Polícia Federal pode investigar o caso. "A Polícia Militar foi até a aldeia, conversou com índios, mas eles disseram que não viram a caminhonete do grupo. Os índios da etnia Tenharim são pacíficos", comentou o delegado.

A Eletrobras Amazonas Energia comunicou que o funcionário Aldeney Ribeiro Salvador foi visto pela última vez na segunda-feira (16) quando retornava da cidade de Humaitá para o Distrito de Santo Antônio de Matupi, em um veículo de cor preta, de placas ainda não identificadas, na companhia de outras quatro pessoas. "Segundo informações preliminares, o carro adentrou na reserva indígena da tribo Tenharim, na BR-230 (Transamazônica), no quilômetro 85", divulgou a Eletrobras Amazonas Energia. A concessionária informou que está adotando medidas cabíveis e mantendo contato com a família do colaborador desaparecido.

Ao G1, a Funai afirmou que até o momento o grupo consta como desaparecido, por não haver nenhum indício de que eles possam ter sido mortos. O órgão salientou ainda que não existem suspeitas de relação do desaparecimento com a morte recente do cacique Ivan Tenharim, desta etnia.

Fonte: g1.globo.com/am/amazonas

Nenhum comentário:

Postar um comentário