Publicado por: Amazonas Atual
Com informações do
MPF/AM
No dia 17 de junho
deste ano, durante evento da Copa do Mundo, o governador usou camiseta com o
número que viria a usar como candidato
MANAUS – A Procuradoria Regional Eleitoral no Amazonas
(PRE/AM) emitiu parecer favorável à condenação do candidato à reeleição ao
cargo de governador do Amazonas José Melo (PROS), por propaganda eleitoral
antecipada durante evento da Copa do Mundo 2014 no Fifa Fan Fest, promovido no
anfiteatro da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus, no dia 17 de junho deste ano.
De acordo com a
representação ajuizada por uma das coligações registradas nas eleições de 2014,
José Melo utilizou camiseta em evento público com a numeração que viria a ser
adotada por ele nas urnas para a disputa pelo cargo de governador, antes da
data estabelecida pela legislação vigente como início da permissão para
propaganda eleitoral – 5 de julho,
A partir da
análise dos argumentos e provas apresentados no processo, a PRE/AM
destacou em seu parecer que
o candidato representado teve lugar de destaque no evento público, ocupando a
tribuna de honra na condição de governador do Estado do Amazonas, ocasião em
que estava vestido com uma camisa da seleção brasileira de futebol que trazia o
número de campanha estampado nas costas.
Para o órgão, a
utilização da numeração de campanha na camisa da seleção brasileira, durante
evento festivo da Copa do Mundo, “chama a atenção dos possíveis eleitores”,
“desperta a curiosidade e facilita a memorização do pretenso eleitor”, já que o
número nunca foi usado por jogadores da seleção.
O parecer destaca
ainda que o número de urna indicado pelo candidato José Melo no pedido de
registro de candidatura é justamente o que estava estampado nas costas da
camisa usada durante o evento público, o que demonstra não se tratar de um
“número qualquer”, “sem conotação eleitoreira” ou “propaganda de cunho
partidário”, conforme alegou a defesa do candidato. Na semana anterior ao
evento, o candidato publicou em seu perfil em uma rede social uma foto na qual
exibe a mesma camisa, acompanhada do seguinte comentário: “É com essa que eu
vou”.
“Se não sabiam os
eleitores o que identificava o número de campanha antes do jogo Brasil X México
no dia 17 de junho de 2014, passaram a saber ao visualizarem a imagem do
governador do Estado do Amazonas, notório pré-candidato à reeleição, em local
de destaque usando a camisa em questão. Ou seja, a propaganda eleitoral
extemporânea alcançou o seu desiderato, qual seja, associar o número de
campanha à candidatura do representado”, diz um trecho do parecer da
PRE/AM.
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