RADIO VRM AO VIVO

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Trinta municípios do Amazonas estão incluídos em plano de segurança nas fronteiras


O Plano Estratégico de Segurança Nacional, lançado em junho pelo Governo Federal com o objetivo de aumentar a proteção nas fronteiras, vai contemplar no Amazonas 21 municípios limítrofes com outros países e nove que são vizinhos a outros estados, totalizando 30 cidades amazonenses.


O projeto do Governo do Estado, ainda em avaliação pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), prevê investimentos da ordem de R$ 45 milhões no fortalecimento das bases policiais já existentes, instalação de Delegacias Integradas e o reforço do efetivo policial.

A informação foi dada pelo secretário estadual de Segurança Pública, Zulmar Pimentel, durante o 1º Seminário Internacional de Segurança na Amazônia (Sisam), nesta sexta-feira (19), evento realizado pela Associação dos Delegados de Polícia do Amazonas (Adepol-AM), com apoio do Governo do Estado.

De acordo com Zulmar, o aumento da proteção policial nas fronteiras, com ação integrada das polícias Civil, Militar e Federal, vai reforçar a estratégia de segurança do Estado contra o tráfico de drogas, a partir da atuação na desarticulação dos pontos de entrada de entorpecentes pelas regiões de fronteira, principalmente com a Colômbia. Parte do projeto já recebeu aval positivo por parte da Senasp, mas ainda não há data para a liberação de recursos, afirmou o secretário.

Para o deputado federal Silas Câmara (PSC-AM) a inclusão dos municípios no plano de segurança fará com que o estado do Amazonas combata a entrada de drogas, com eficiência. “Com a destinação de recursos financeiros para a segurança pública, os municípios do Amazonas terão um aumento significativo na luta contra a entrada de entorpecentes. Assim, com mais investimentos e com a ação integrada das polícias Civil, Militar e Federal teremos nossas fronteiras fiscalizadas e ao que tudo indica com menos entrada de drogas”, disse.

O reforço de segurança nos municípios fronteiriços será feito com base na Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), um conjunto de ações do Governo Federal criado a partir do projeto piloto do Policiamento Especializado de Fronteiras (Pefron). Visa coibir a criminalidade nas áreas fronteiriças de 11 Estados de norte a sul do país, bem como garantir a presença permanente das instituições de segurança das três esferas.
Em junho, o processo de revitalização das 11 bases para o Enafron iniciou com o repasse de armamentos e equipamentos pela União. A primeira remessa compreendeu kits com pistolas do tipo Taser, recarregadores, pilhas recarregáveis, cartuchos, coldres para pistolas, porta-cartucho e capacetes balísticos.

A segurança nas áreas de fronteira foi um dos temas discutidos durante o Sisam, que vai resultar na Carta de Manaus, um documento com propostas para o enfrentamento das demandas da área de segurança pública que será enviado ao Ministério da Justiça. Após as discussões, também será assinado o termo de criação do Centro de Estudos de Segurança da Amazônia (Cesam), que terá como missão pesquisar e criar estratégias de segurança pública para a região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário