RADIO VRM AO VIVO

terça-feira, 23 de julho de 2013

SEDUC OFERECE CAPACITAÇÃO A 120 PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO INTERIOR

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio de sua Gerência de Formação (Gefor) realiza até a próxima sexta-feira a formação de 120 profissionais de Educação Física, no município de Manacapuru, a 84 quilômetros de Manaus.
Segundo a técnica da Gefor, Tania Ribeiro Moço, o trabalho busca transmitir aos professores novas competências e habilidades.


“O objetivo é desenvolver os principais conteúdos, no sentido de explorar os descritores de forma mais clara e eficiente nas aulas de Educação Física no Projeto Cidadão e enriquecê-los com novas idéias e metodologias”, explicou Tania. Descritores são as habilidades específicas dentro de cada conteúdo exigidas nas avaliações estaduais e federais aplicadas aos alunos.
A formação em Manacapuru iniciou nesta segunda-feira (22), na escola estadual José Sefair, e encerra na sexta-feira, dia 26. Participam do treinamento 50 professores da rede estadual, 30 da rede municipal e 40 estagiários de nível superior.

De acordo com a gerente de formação da Seduc (Gefor), Rosângela Braga Caldas, foi da Coordenadoria Regional de Educação de Manacapuru a iniciativa de levar a formação aos professores do município. “Praticamente toda semana estamos nos municípios realizando formação”, disse a gerente.

Rosângela explica que para receber a equipe da Gefor, basta a coordenadoria educacional do município encaminhar a solicitação ao gabinete do secretário de Estado de Educação Rossieli Soares da Silva. A gerente informa que, além dos professores da rede estadual, a gerência também realiza formação de profissionais da rede municipal.

“Recebemos pedidos de formação tanto das coordenadorias regionais como dos secretários municipais de educação. É uma orientação do secretário termos essa parceria com os municípios. Até porque, na maioria das vezes, o nosso professor também é professor do município”, ressalta Rosângela Caldas.

Professor de educação física há 23 anos, o coordenador de Educação Física da coordenadoria regional de Manacapuru, José Carlos Costa, foi quem fez a solicitação do treinamento. “Nós estamos numa ação conjunta para melhorar a proficiência dos alunos. Então, como foi detectado que os alunos estão com dificuldade em identificar os descritores nas avaliações, pedimos a realização do trabalho”, explica José Carlos.

Segundo o professor, o objetivo é que com a formação os educadores possam descobrir novas formas de trabalhar os conteúdos de Educação Física relacionados aos conteúdos de outras disciplinas. “O trabalho é para que os professores possam atuar de forma efetiva, ligando os conteúdos a outras disciplinas. A Educação Física não pode ficar isolada na sua prática. Temos que trabalhar para interligar as disciplinas”, ensina José Carlos.
Atividades

Tania Moço explica que nos cinco dias de formação serão realizadas 12 atividades com os professores. “A finalidade é oportunizar aos participantes o enriquecimento de suas próprias capacidades, mediante estímulo à iniciativa e melhoria nos processos de comunicação, expressão e, principalmente, optar por ações que incentivem a participação coletiva, que é certamente uma característica e um objetivo fundamental das atividades lúdicas”, comentou Tania.

Rosângela Caldas ressaltou que, apesar de não ser o foco da formação oferecida pela Gefor aos professores, o trabalho em Manacapuru também prevê atividades voltadas para o desporto, como recreação, brincadeiras e jogos cantados, mini-atletismo, dança educativa, jogos em sala de aula, trabalhando com sucatas, xadrez, handebol, badminton, voleibol, organização de competição e atletismo.

fonte: SEDUC-AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário