RADIO VRM AO VIVO

segunda-feira, 11 de julho de 2011

NOTA DE FALECIMENTO!

Foto: Elias Pereira/arquivo
Joaquim Almeida de Souza
21.02.1961 – 11.07.2011
 O meritíssimo Juiz, Joaquim Almeida de Souza, do quadro do Tribunal de Justiça do Amazonas, nasceu a 21 de fevereiro de 1961, em Humaitá, descendente de uma das mais tradicionais famílias do município. Era filho de Osmar de Souza (Tote) e Raimunda Almeida de Souza. Seu falecimento se deu às 12:45h, desta segunda-feira (11), em Manaus-AM.
Um dos doze filhos do casal, recebeu os primeiros incentivos educacionais, dos próprios pais, que, apesar dos poucos recursos, logo o encaminharam à cidade de Manaus, onde graduou-se em Direito, na então Universidade do Amazonas – UA, hoje, UFAM.
Contemporâneo de vários filhos de Humaitá, hoje atuando nas mais diversas áreas, advogou em Humaitá no escritório de seu irmão e também advogado, Carlos Evaldo Terrinha Almeida de Souza, onde construiu uma sólida carreira, que o credenciaria mais tarde, a um respeitado posto de juiz de direito, no Tribunal de Justiça do Amazonas.
Na década de 1990, através de concurso público, entrou para a Magistratura, estreando como juiz, na Comarca de Jutaí-AM, assumindo mais tarde a titularidade da Comarca de Novo Aripuanã, passando a responder também temporariamente por outras comarcas, como Lábrea, dentre outras.
Sua dedicação e competência o levaram à capital do Estado do Amazonas, onde atuou com destaque, registrando a maior produtividade de um juiz, feito que o fez adquirir o respeito e a admiração de seus colegas de Tribunal, advogados, e da população do Amazonas.
O juiz Joaquim Almeida de Souza era casado com a Sra. Lucineide Santiago Souza e não tinha filhos biológicos. Porém, assumiu a paternidade dos filhos de sua esposa, colaborando de forma decisiva e encaminhando-os na formação intelectual e moral. São eles: Higino Júnior Santiago Chíxaro, Anderson Santiago Chíxaro, Laura Tânia, Santiago Chíxaro. Todos preparados para a vida futura.
Neste primeiro momento o corpo do magistrado Joaquim Almeida de Souza, será velado em Manaus, onde será homenageado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas, na funerária Almir Neves.
Nesta terça-feira, o corpo será trasladado à sua cidade natal, Humaitá, onde será velado no Salão Dom José, seguindo posteriormente ao antigo cemitério, onde será sepultado, às 17 horas.
fonte: Redação, com informações de familiares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário