RADIO VRM AO VIVO

sábado, 19 de maio de 2012

Juízes e prefeitos do AM pedem proteção policial especial

Os juízes eleitorais dos municípios de Tabatinga, Humaitá, Coari, Tefé, Manacapuru e Tapauá solicitaram proteção policial especial à Polícia Militar do Amazonas (PMAM) depois de terem sido ameaçados.


A revelação foi feita na tarde de ontem, na sala da presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), pelo comandante da PM responsável pelos batalhões do interior, coronel Marcus Frota.

Segundo ele, os juízes solicitaram a proteção no ano passado por se sentirem ameaçados e pediram que o reforço fosse mantido até o final deste ano.  Cada magistrado é protegido por dois policiais militares custeados com recursos do tribunal eleitoral.

Além dos juízes, os prefeitos de Tapauá, Elivaldo Herculino (PP), e de Boa Vista do Ramos, Marlon Trindade (PT), também detêm segurança especial feita por policiais militares. “Eles pediram o reforço por temer por suas vidas e argumentaram que a situação no município é instável politicamente”, esclareceu o coronel.

Para garantir a tranquilidade durante as próximas eleições, a PMAM já disponibilizou 829 policiais que serão deslocados de Manaus para o interior do Estado.

Os policiais desembarcarão nos municípios, 30 dias antes do pleito - em setembro - e retornarão para Manaus quando o resultado já tiver sido divulgado.

O subcomandante-geral da PMAM, coronel Moisés Cardoso, garantiu que o deslocamento de homens da capital não trará prejuízos às ações da polícia em Manaus. “No próximo mês iremos formar mais 1,8 mil policiais e esse efetivo já estará à disposição para as eleições”, explicou.

Pronta resposta

Em Manaus, 830 policiais - dois em cada zona eleitoral - garantirão a segurança das eleições com o apoio do efetivo das rondas comunitárias.  As ações de policiamento incluem ainda uma tropa de pronta resposta com aeronave e equipamentos especiais para se deslocar rapidamente até os locais com indícios de violência.




amazonas em tempo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário