RADIO VRM AO VIVO

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Vendaval: Humaitá se refaz do susto!

Fotos: Heliabi Duarte
Elias Pereira
Humaitá (AM) - Ventos a velocidade de dezenas e dezenas de quilômetros por hora e uma forte chuva formaram a combinação sinistra que em questão de minutos deixou um rastro de destruição na cidade de Humaitá, assustando moradores e mantendo a “escrita” do mês de agosto, o mês do temporal.
Ainda por volta das 15:30h, com milhares de estudantes nas salas de aula, a ventania teve início, a partir da típica formação de um temporal agostino. Era 31 de agosto, Dia de São Raimundo.
Nenhum dos 13 bairros da cidade foi poupado. Casas destelhadas, muros caídos, árvores imensas arremessadas sobre as casas, até mesmo a enorme estrutura de ferro que dava sustentação à cobertura e arquibancada do histórico Estádio Arlindo Brás, não resistiu. O espetáculo não poderia ser mais sinistro.
No hospital, à luz de velas, crianças com escoriações leves e adultos assustados davam entrada a todo o momento, sendo atendidos dentro das condições possíveis. Não houve vítimas fatais, apesar das perdas materiais de grande monta.
A vila da Marinha do Brasil, ficou destelhada. Vilas militares também não foram poupadas. Postos de Saúde tiveram grandes avarias. Veículos achatados, muros caídos, construções em ruínas, Enfim.
Menos de uma hora após o vendaval, já era possível testemunhar o vai-e-vem frenético de pessoas assustadas, tentando entender o que havia acontecido. Embora a recomendação seja sempre procurar um lugar seguro e se proteger, a curiosidade falou mais alto.
Ainda às escuras, o povo humaitaense rapidamente demonstrou seu poder de reação. A solidariedade falou mais alto. Anônimos e conhecidos em mutirão começaram a desgalhar árvores e remover entulhos da frente das casas, providenciar coberturas improvisadas, enfim. Muitos deles, ninguém sabe quem são.
Demonstrando também um enorme poder de reação, a companhia energética rapidamente restaurou o serviço essencial de energia elétrica, ainda que parcialmente, colocando homens e veículos nas ruas, atendendo aos pontos mais críticos como hospital, delegacia, etc.
Em Manaus, o prefeito de Humaitá, Dedei Lobo determinou incontinenti, que sua equipe de governo se colocasse à disposição da população, atendendo, sobretudo a questões onde a vida humana estivesse em risco. Nas primeiras horas da manhã de quinta-feira (01.09), Dedei Lobo já se encontrava na cidade, acompanhando de perto a situação.
Por telefone, o prefeito informou que ainda em Manaus, fez contato com a Defesa Civil do Estado do Amazonas, pedindo providências urgentes para a cidade de Humaitá, inclusive, recursos financeiros para auxílio às vítimas.
Humaitá já vivenciou situações semelhantes. Nos idos de 1978, a extinta Escola Narceu Rebelo, teve seu telhado removido por completo, por conta de um vendaval que também assustou a cidade. outros vieram e a cidade se recompôs. Agora, também vai se recompor com a força e o espírito guerreiro dos daqui e dos que para cá vieram e de igual forma, amam Humaitá.
Vejas mais fotos em http://www.humaitaemfoco.com.br/ e no menu de fotos.
 fonte: tribunamangabense

Nenhum comentário:

Postar um comentário