RADIO VRM AO VIVO

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Cabo sub-aquático inicia travessia no Rio Madeira em Humaitá

 Por: Chaguinha de Humaitá
Humaitá (AM) – O cabo Sub-aquático que ligará a rodovia transamazônica (BR 230) já chegou em nosso município, e na manhã de hoje (03), trabalhadores e técnicos da Amazonas Energia Eletrobrás iniciaram o serviço de ligação entre a usina de Humaitá com a rede elétrica já implantada no outro lado do Rio Madeira ao longo da BR 230.


Esteve presente no local o prefeito interino Herivâneo Seixas (PTN), que participou ativamente do início dos serviços de implantação dos cabos, onde deslocou para o local maquina retro escavadeiras para auxiliar os serviços a serem realizados.

A instalação faz parte do “Programa Luz para Todos” (PLpT). O objetivo é de evitar a construção de novas usinas, bem como eliminar as existentes nessas localidades. Humaitá tem mais de 140 comunidades ao longo do Rio Madeira, com a ligação da rede elétrica do outro lado do rio, centenas de chácaras e fazendas receberão finalmente a luz 24 horas em suas casas, as primeiras comunidades a serem contempladas serão Paraizinho, São Miguel, Aldeia do Traíra e moradores da BR 230 até o km 70.



Herivâneo Seixas que está a frente do município como prefeito interino em substituição a Dedei Lobo (PMDB) que se encontra viajando a São Paulo, conversou com o técnico representante da Eletrobrás/Amazonas Energia engenheiro Denilson Carlos, que informou um pouco sobre as metas do projeto Luz para todos em Humaitá, o engenheiro assegurou que com a passagem do cabo sub-aquático para o outro a margem direita do rio, uma nova etapa será cumprida em Humaitá, e a energia chegará finalmente a mais moradores de comunidades rurais, comemora.

O cabo subaquático

O cabo subaquático é usado para atravessar grandes distâncias de até 5.000 metros de largura, em regiões onde a utilização de postes ou torres de transmissão fica inviável tanto em termos técnicos quanto economicamente.
O principal objetivo é interligar comunidades consideradas isoladas por grandes rios ou lagos e que estão relativamente próximas de áreas já atendidas com energia elétrica.

A partir de agora essas comunidades, terão energia elétrica 24 horas, graças ao projeto do governo federal que está tornando este sonho realidade a milhares de amazonenses embrenhados no meio desta selva amazônica.



fonte: acriticadehumaita

Nenhum comentário:

Postar um comentário