Gabriel Caetano
Pela
primeira vez na história, os moradores do distrito de Santo Antonio de Matupí,
discutiu-se em Audiência Pública, com 2 (dois) temas: Educação e Saúde Pública,
na última sexta-feira (20), o Autor da Propositura foi o Vereador Anderson
Ferreira (Burrin) (PC do B) que estava sensibilizado pela falta de
infraestrutura de escolas e postos de saúde do distrito.O evento, que teve como tema “Educação e Saúde Pública”, foi realizado na quadra de uma escola estadual, e contou com a presença de autoridades municipais e estaduais, além de representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) Elda Lucia, Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) Yuri Reis, e Secretário de Infraestrutura do Interior Edson Minouro, além de empresários, Associações de Moradores e sociedade civil e Eclesiásticas
As principais reclamações são quanto das obras da Unidade Básica de Saúde (UBS) que estão paralisadas desde o ano passado, no distrito há um posto de saúde totalmente deteriorado e equipamentos sem funcionamento. Já quanto às obras de uma escola Municipal, a prefeitura iniciou a construção, mas também a obra está paralisada desde o ano passado. Hoje os alunos estudam em corredores da atual escola, devido à super lotação de salas de aula. Houve também, reivindicações, sugestões, criticas a Prefeitura e Secretarias.
O vereador Anderson Ferreira (Burrin), autor da propositura, ressaltou, em sua Justificativa, que “Lamento a Presença do Prefeito Lúcio Flávio, como morador do Distrito a 6 (seis) anos, já conheço a vida dos Matupienses. Na Câmara Apresentei vários requerimentos para que o Prefeito tome providências, mas não tem respeito e não cumpre. Prometeu uma escola, ubs e uma ambulância, mais até agora nada. Os professores tem que molhar o Giz de Cera para escrever no quadro negro, não há gestão no distrito, muitas coisas só aparecem na época da campanha” Lamentou o Parlamentar.
Para o vereador Emir (Kdé) (PP) “a situação dos alunos da escola é desumano, estudantes lancharem debaixo de caixa d’água, como mostrou o Vereador Burrin em fotos. A falta de medicamentos e falta de infraestrutura para o médico são um dos principais problemas que a prefeitura tem que resolver” afirmou kdé.
O Líder da Oposição na Câmara, Mário Rui Lacerda (Junhão) (PMDB) fez duas críticas ao Poder Executivo “o prefeito não atender os anseios da população do Distrito de Matupí, só o fato de não está aqui nesta audiência, configura que o prefeito não quer ter compromisso, e protesto em dizer que os secretários não têm autonomia de se responsabilizar pela ausência do Prefeito, lamento muito a falta do prefeito neste momento, ele deveria estar aqui para ouvir os anseios da população de Matupi e trazer soluções aos problemas enfrentados pelos moradores deste distrito que bastante sofre”. Lamentou Junhão.
Já os vereadores da bancada de situação apenas falaram da responsabilidade do Executivo, e o vereador Markson Machado (PSC), foi feliz em dizer que apóia as reivindicações dos parlamentares em relação ao Distrito.
Os secretários Municipais se propuseram em resolver os problemas abordados durante a audiência.
Além de Educação e Saúde Pública, os moradores também reivindicaram a falta de infraestrutura, Energia Elétrica, Telefonia, Asfaltamento, Água Encanada e Segurança Pública.
Para o Presidente da Casa, vereador Sebastião Medeiros (Sabá Medeiros) (PV), o Poder Legislativo dará sua contribuição no Modo de Fiscalizador.
Os secretários Municipais e o Representante do Prefeito, Câmara Municipal e outros órgãos Públicos assinaram um Termo de Compromisso, para que possam cumprir com a reforma e construção de escola e também a reforma do Posto de Saúde e construção da Ubs no Prazo de 90 dias. O documento também reforça a contratação de mais um médico, além de equipamentos para a saúde e material didático as escolas municipais.
A Audiência Pública aconteceu em um momento propício, haja vista que é latente do debate por toda a sociedade que anseia por um população mais educada com saúde.
Confira as fotos Clicando AQUI
Fonte: Folha de Manicoré
Nenhum comentário:
Postar um comentário