RADIO VRM AO VIVO

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Passeata Indígena na BR 319 em protesto PEC 215 Hoje 23/10

Encontro das Lideranças do Movimento Indígena Kawaiwa Morigitá do Brasil, a abertura do evento foi na segunda-feira (21) com participação de Autoridades Locais, Estaduais,  Federais. Civis e Militares.
IMG_0085
                                                             (foto: Jean Santiago)

Povos Indígenas Tenharin, Parintintin, Jiahui, Munduruku, Mura, Pirahã, Apurinã, Miranha, Torá, Karitiana, Gavião, Zoro, Urueu Auau, estarão paralisando, nessa quarta-feira (23), as BR 319 e 230, no município de Humaitá, a 210 km de Porto Velho. A rodovia é a principal via de acesso, que interligam as duas cidades.


Será bloqueada a pista nos dois sentidos, impedindo os veículos de passarem pelo local. Eles disseram que será mais um ato simbólico.

De acordo com os manifestantes, o protesto faz parte da agenda nacional de manifestações contra a PEC 215, de autoria do ex-deputado federal Almir Sá (PRB-RR), está em tramitação desde 2000 e aguarda criação de Comissão Temporária na Mesa Diretora da Câmara dos Deputados (MESA) e instalação de Comissão Temporária na Seção de Registro de Comissões (SERCO(SGM)), de acordo com a Câmara Federal.

Caso aprovada, a PEC retira a atribuição exclusiva da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Executivo de promover a demarcação das reservas indígenas no país e a transfere para o Legislativo. O Congresso Nacional também passa a ter competência para ratificar as demarcações homologadas.




A Programação do ato de repudio e fechamento da BR 319 Realização: Encontro das Lideranças do Movimento Indígena Kawaiwa Morigitá do Brasil Local: UFAM-Humaitá
INICIO: UFAM (Auditório) HORARIO: 10h às 12h TRAJETORIA: Saída da UFAM, sentido Rodoviária, Avenida Transamazônica BR, sentido SEFAZ , Retorno e termino na UFAM.
OBJETIVO Os povos indígenas ( Tenharin, Parintintin, Jiahui, Munduruku, Mura, Pirahã, Apurinã, Miranha, Torá, Karitiana, Gavião, Zoro, Urueu Auau) reunidos em aliança no Encontro Interestadual de Lideranças do Movimento Indígena Morogitá Kawaiwa do Brasil, ambos do sul Amazonas e Rondônia, vem repudiar e decretar de forma livre, esclarecidos e responsável decidir com a paralisação da BR 319 e 230, com objetivo de exigir ao Governo Brasileiro o Cancelamento Imediato nos termos da: PEC 215/2000; PEC 038/99; PEC 237/2013. Cancelamento Imediato PLP 227/2012; PLP 260/90. Cancelamento Imediato da PL 1610/96 Cancelamento Imediato Portaria 303/12 Construção da Hidrelétrica Tabajara no rio Machado RO Repudiar as ações de violência e homicídios contra os povos indígena Munduruku do Para(Jacarecanga).






http://eventos.barrancas.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário