RADIO VRM AO VIVO

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

OPINIÃO DE PRIMEIRA: SERÁ QUE A FUNAI VAI RESPONDER PELA IRRESPONSABILIDADE QUE COMETEU?



Mas aqui é o Brasil, onde as leis pesam mesmo contra as pessoas de bem. Então, vai ficar por isso mesmo.
Foto: Heliabi Duarte
Os responsáveis pela Funai na região de Humaitá, se esse fosse um país sério, não só perderiam seus cargos, como poderiam ser responsabilizados, judicialmente, pelos recentes casos de violência entre brancos e índios, que assustam a todos. É que, bebendo no veneno da sua ideologia, cometeram a irresponsabilidade de ter publicado no Blog da Funai, que o cacique Ivan Tenharin poderia não ter morrido num acidente de moto, ao contrário do que dizem todas as provas.

A grande imprensa divulgou as informações dadas até pela família do cacique, de que a morte foi acidental. De onde apareceu a  absurda suspeita de crime, a não ser na cabeça de gente da própria Funai? Essa suspeita, que a Funai logo tirou do ar em seu blog, quando iniciou o confronto na região de Humaitá e Apuí, tentando esconder a mão, depois de dar a irresponsável bofetada (excelente reportagem de Fabiano Maisonnave e publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, dia 05.01.2014, no link explica tudo),  pode ter sido a causa do início do conflito que, ainda, corre o risco de ter mais sangue jorrando.

Familiares do cacique Tenharin garantem que ele morreu acidentado, ao cair da moto. Um dos seus filhos assistiu tudo e confirmou às autoridades. Então, porque o comentário doentio, num blog oficial de um órgão oficial como a Funai, induzindo às pessoas a imaginar que teria havido assassinato?Uma vergonha. Vamos ter de novo a prova de que a impunidade campeia, porque em qualquer lugar sério do mundo, os responsáveis por isso não só estariam demitidos sumariamente, como ainda responderiam, na Justiça, por incitação à violência. Mas aqui é o Brasil, onde as leis pesam mesmo contra as pessoas de bem. Então, vai ficar por isso mesmo.

GASOLINA NO FOGO

Comemoram os que põe  gasolina na fogueira, no conflito entre índios e brancos. A crise de Humaitá pode ser  muito pior, porque, isolados e com medo, os índios estão ficando até sem comida. Os que alimentam o ódio e dele se nutrem, para alimentar suas ideologias, devem estar adorando sentir o gosto de sangue. Se não for fumado o cachimbo da paz (obviamente simbólico), o confronto pode ser iminente. Adoradores do ódio racial e que querem jogar grupos de brasileiros contra outros, vibram...

RIOS CHEIOS

O período de chuvas mais fortes recém começou e o rio Madeira, na Capital, já ultrapassou os 14 metros e meio, em pouco tempo. O rio Machado, em Ji-Paraná, também está prestes a transbordar e vários bairros da cidade já ficaram alagados. Há risco concreto, depois de alguns anos, de que Rondônia tenha uma grande enchente.  Prefeitura da Capital já decretou estado de alerta. Bairros próximos ao Madeira estão prestes a ficar alagados. O perigo vai até março...

PERIGO À SOCIEDADE

Pedro Arrigo, Udo Whalbrink, Diorande Montalvão e o vereador de Chupinguaia, Roberto Ferreira Pinto, foram condenados a mais de dez anos de prisão. Não estão presos. Recorrem em liberdade, mesmo reincidentes em uma série de crimes, incluindo invasão de fazendas, violência e até mortes. Esses condenados, que infestam as áreas rurais em Rondônia, continuam impunes, protegidos por tantos recursos que, em alguns casos,  passarão a vida inteira sem pagar pelo que fizeram. Soltos, continuam cometendo os mesmos crimes que os levaram à condenação.

PASSOU RASPANDO

Não fosse a perícia e o sangue frio de um motorista da empresa Eucatur, Rondônia poderia estar chorando a morte de várias pessoas. No último domingo, um caminhoneiro flagrado depois de encher a cara, bateu no ônibus, cheio de passageiros. Quando sentiu o perigo, o motorista do coletivo o jogou no acostamento. Não tivesse feito isso, a colisão seria quase de frente com o bitrem e sabe-se lá que consequências funestas poderiam se registrar? O caminhoneiro foi preso, mas em breve estará nas estradas de novo. As leis do trânsito contra bêbados são só para inglês ver...

AS PIPAS E A ESCURIDÃO

Dezenas de pessoas, sem opção de lazer, saem de diversos bairros da Capital e vão à pracinha do conjunto Santo Antonio, para soltar pipas, domingos à tarde. Alguns dos participantes do encontro utilizam um novo tipo de linhas para as pipas que, encostando em fios de eletricidade, causam curto circuito e deixam todo o bairro no escuro. No último domingo, faltou energia em toda a área das duas da tarde às nove da noite. Fiscalização zero. E os moradores do Santo Antonio só se ferram.  

OUTRA LETRA

O crime organizado toma conta das cadeias e coordena ações de violência fora delas. No Maranhão, a monstruosidade a que os chefões submetem os outros presos são ignoradas. Bandidões ameaçam as famílias dos presos comuns, dentro e fora das cadeias e até estupram as mulheres deles. Com relação a isso, não se ouve protestos dos defensores dos direito dos humanos. Os chefões fazem o que querem, dentro e fora da cadeia e a grande ação do governo brasileiro é oferecer vagas em presídios federais. Essa gente é lerda mesmo, para não dizer a mesma palavra com outra letra...

PERGUNTINHA

Por onde andarão os dez presos que aproveitaram a saída temporária de Natal, concedida apenas à gente boa das cadeias e que não voltaram para suas celas?

Fonte: www.newsrondonia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário