RADIO VRM AO VIVO

terça-feira, 27 de agosto de 2013

ESTUDANTE MORRE APÓS INGERIR TUCUMÃ AMADURECIDO NO CARBURETO

Karina da Silva começou a sentir-se mal na quinta-feira passada
Karina da Silva começou a sentir-se mal na quinta-feira passada


A estudante Karina Fonseca da Silva de 17 anos  faleceu as 13h15min de ontem (26) após seguidas entradas nos hospitais de Parintins, com fortes dores no estomago, vômito e diarréia.
A jovem ingeriu cerca de quatro tucumãs na última quinta-feira (22), que foram amadurecidos no carbureto (substancia é altamente tóxica com cheiro desagradável altamente inflamável, utilizado em maçaricos para soldar e na indústria química). Três pessoas da família da estudante ainda estão internadas com os iguais sintomas.

A fruta foi comprada próximo a Feira Zezito Assayag, localizada na rua Paraíba, no Bairro Itaúna I, pela doméstica Elis Regina, mãe da jovem. De acordo com relatos da senhora Josy Augusta da Silva, tia da vítima, o problema ocorreu após o consumo do produto na quinta-feira. “Ela chegou da escola e veio merendar e já tinha pedido para comprarem o tucumã. Em seguida, começou a passar mal vomitar uma coisa meio verde.

 Levamos ao hospital ainda na quinta-feira. Ela foi liberada no sábado. Passou o dia em casa no domingo e hoje de manhã (segunda-feira) teve mais uma crise. Faleceu à tarde. “É muito revoltante o que aconteceu com a minha sobrinha. Jovem e cheio de sonhos a realizar”, contou Josy, tia da estudante.

Os familiares reclamam ainda que nos hospitais Jofre Cohen e Padre Colombo, locais onde Karine deu entrada. Segundo eles, não foi realizada a lavagem gastrointestinal, feita em paciente que ingerem veneno.

Segundo o prontuário médico, Karine teve parada cardiorrespiratória, choque hipovolêmico (perda de sangue) e intoxicação exógena. As crises resultaram na falência dos principais órgãos intestinais, após ingestão acidental de carbono.

A morte da jovem, que estudava no Colégio Batista de Parintins, repercutiu aos moradores e foi alvo de debates na Câmara de Parintins. Os vereadores Cabeça (PMDB), Mateus Assayag (PSDB), Nelson Campos (PRTB), Rildo Maia (PSD), Maildson Fonseca (PSDB) e Juliano Petro Velho (PDT) lamentaram e cobraram apuração para o caso.

 “Uma pessoa que faz uma prática assim e revende um produto com uma substância dessas faz crime hediondo e merece ser presa”, desabafou Cabeça na tribuna.

A vigilância sanitária de Parintins fez no final da tarde fiscalização de emergência e recolheu todo e qualquer tipo de tucumã, como forma de prevenir das baiúcas e box.

A reportagem apurou que até as 18h seis pessoas deram entrada no Hospital Padre Colombo com sintomas parecidos. “Ano passado registramos alguns casos com intoxicação de pessoas que ingeriram também tucumãs.

 Infelizmente neste caso de hoje a jovem faleceu”, comentou um funcionária da Vigilância Epidemiológica que acompanha os casos no Hospital e pediu anonimato. 

Sangue coletada do corpo de Karina Fonseca serão enviados a Manaus para na Clínica Lasem fazer o teste toxicológico e confirmar a contaminação pelo carbureto.

 ///Hudson Lima



fonte: blogdafloresta


Nenhum comentário:

Postar um comentário