RADIO VRM AO VIVO

domingo, 29 de maio de 2011

Madeira apreendida no sul do Amazonas seria destinada a Minas Gerais e São Paulo


Por: Elaíze Farias
A maior parte da carga ilegal de madeira serrada apreendida no sul do Amazonas nesta semana iria para o Estado de Minas Gerais, segundo informações da chefia de fiscalização do Ibama.


Um total de 185 metros cúbicos de madeira foi apreendido no último dia 24 pelo Ibama, na BR-230 (Transamazônica).

Deste carregamento, 85 metros cúbicos seriam destinados ao polo madeireiro de Minas Gerais e 37 metros cúbicos ao polo de São Paulo. Os 63 restantes iriam para o município de Humaitá (AM).

Foi aplicada uma multa de R$ 111 mil aos donos das serrarias e às empresas transportadoras que estavam vendendo.

Uma variedade de espécies foi apreendida, tais como cedrinho, sucupira, tauari, orelha de macaco, piquiá, cedro-mara e itaúba.

A madeira serrada e seis caminhões foram apreendidos em uma barreira instalada no KM-180. O laudo da apreensão foi concluído nesta sexta-feira (27).

Segundo o Ibama, a carga estava em desconformidade com o Documento de Origem Florestal (DOF), apresentando volumetria diferente ou espécies diferentes da declarada no documento.

No mês passado, o Ibama apreendeu em uma empresa do município de Rio Pomba (MG) 2,2 mil metros cúbicos de madeira serrada originária da Amazônia.

Informações da fiscalização do Ibama em Minas Gerais, o polo madeireiro de Minas Gerais, concentrado nos municípios de Ubá, Rio Pomba e Piraúba, consome anualmente em média 20 mil metros cúbicos de madeira nativa da Amazônia, valor considerado muito expressivo.

Segundo Jérffeson Lobato, chefe de fiscalização do Ibama (AM), a operação contra o desmatamento no sul do Amazonas vai continuar.

Ele afirmou que com a chegada da estiagem e a diminuição das nuvens, será mais fácil observar e identificar os polígonos do desmatamento.

fonte: Acritica.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário