RADIO VRM AO VIVO

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mortes de bebês em maternidades de Manaus serão investigadas

                                                 Maternidade Ana Braga (Arquivo/AC)
 
Nos próximos dias, a Comissão de Sindicância da Secretaria de Estado da Saúde (Susam) deve abrir o segundo inquérito administrativo para apurar negligência médica em maternidade da rede estadual de saúde.


As investigações irão apontar os culpados pela morte do filho de de Klenice Soares, 27, que morreu no último domingo, 19, na Maternidade Balbina Mestrinho, Zona Centro-Sul.

De acordo com a família de Klenice, a morte do bebê foi causada pela demora na internação da paciente na unidade no momento do parto. Em menos de uma semana, dois bebês faleceram em maternidades da rede estadual de saúde.

Nos dois casos as famílias acusam negligência médica. A filha de Maria Ivone dos Santos, 38, morreu depois que a paciente teve o parto realizado numa cadeira de rodas no corredor da Maternidade Ana Braga, na Zona Leste, no último dia 14 de fevereiro.

A Susam informou que o inquérito administrativo para apurar se houve ou não negligência médica no atendimento à Klenice Soares e Maria Ivone será feito com base nos prontuários das pacientes e nos depoimentos dos médicos, além dos familiares que acompanharam os fatos.

A investigação da morte da filha de Maria Ivone teve início no último dia 15 de fevereiro e deverá ser concluído em 20 dias pela Comissão. Segundo a Susam, se as punições aos culpados não forem de competência do Estado, o caso será encaminhado para o Conselho Regional de Medicina (CRM). 

O mesmo deverá ocorrer com os culpados pela morte do bebê Luis Gustavo no domingo.

Prazo 

O inquérito administrativo para apurar a negligência médica da morte de Luis Gustavo também terá um prazo de 30 dias para ser concluído pela Comissão de Sindicância da Susam. A família do bebê acusa o obstetra da maternidade e médico plantonista Armando Riviera, da maternidade Balbina Mestrinho. Klenice deu entrada na unidade às 17h50 de domingo.




FONTE:ACRITICA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário