RADIO VRM AO VIVO

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Operação Guaricaya desmonta serrarias ilegais em Matupi

Operação de combate a serrarias e desmatamento ilegais (Bruno Kelly)
Operação inédita de diferentes órgãos do governo federal da área de segurança pública e ambiental no distrito de Santo Antônio do Matupi, localizada em uma área mais conhecida como “180”, na rodovia Transamazônica,
no sul do Estado do Amazonas, identificou pelo menos 11 serrarias ilegais na região.

Desde o último dia 31, membros da Comissão Interministerial de Combate a Crimes e Infracoes Ambientais estão em uma grande operação no Santo Antônio do Matupi. A comissão é formada por Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Força Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal, Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), Polícia Rodoviária Federal, Fundação Nacional do Índio (Funai), além de Ministério Publico do Trabalho.

Até o momento, foram apreendidas quatro serrarias e uma embargada. As quatro apreendidas tiveram maquinários desmontados e enviados para um galpão da prefeitura do município de Apuí.

A ação serviu de alerta aos proprietários das serrarias. Muitos deles não se encontram no Matupi desde a chegada dos membros da operação, que foi batizada de Guaricaya Matupi.

A operação Guaricaya Matupi não tem data para acabar. Além da fiscalização em serrarias, também estão sendo realizadas vistorias em veículos irregulares e áreas que foram invadidas e desmatadas por fazendeiros.




a critica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário