RADIO VRM AO VIVO

quinta-feira, 15 de março de 2012

Uso de explosivos e ação com refém fazem parte de simulado de segurança para a Copa

Com o objetivo de testar estratégias integradas de segurança para a Copa do Mundo de 2014, o Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), realizou na manhã desta quarta-feira, 14 de março, o primeiro simulado operacional para treinamento dos órgãos de segurança para a Copa do Mundo de 2014.



A ação envolveu cerca de 500 policiais em simulações de uso de explosivo e reféns. 

 O treinamento  foi realizado no Centro de Convenções (sambódromo), na avenida Pedro Teixeira, Zona  Centro-Sul.

A ação desta quarta-feira testou a resposta das forças de segurança a uma ameaça de bomba dentro de um dos camarotes do Sambódromo. 

Na simulação, um funcionário de uma empresa terceirizada, responsável em organizar um evento no Fan Fest da Copa – local que reúne fãs de futebol durante a realização de um Mundial – levou uma bomba caseira para um dos camarotes VIPs da festa e fez uma mulher refém.

A refém é liberada após uma hora de negociações realizadas pelos policiais do Comando de Policiamento Especializado da PM, que prendem a pessoa responsável pelo atentado. 

Com apoio da Polícia Federal, o explosivo também é destruído.

A simulação também contou com a participação de alunos do Curso de Formação da Polícia Militar. 

A ação também contou com reforço do Batalhão de Choque, Rocam, Comando de Operações Especiais, Corpo de Bombeiros e Samu. Esses últimos  exerceram papel importante no socorro às vítimas lesionadas.

Coordenado pela Polícia Militar do Amazonas, o simulado envolveu servidores das Polícias Militar, Civil e Federal, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP-Copa) e  Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Transito (Manaustrans).

O teste também atende a uma exigência da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), conforme explicou o titular da SSP, Paulo Roberto Vital. O secretário informou ainda que em abril próximo será realizado uma outra simulação.

De acordo com o coordenador do Ctesge, coronel Dan Câmara, após o simulado de todos os órgãos de segurança para a Copa, a SSP fará um relatório conclusivo contendo todos os erros e acertos da operação teste.

 “A estratégia é levantar todas as possíveis falhas para que, nos próximos simulados, todos os órgãos estejam afinados”, disse o coronel, ao destacar que o Festival de Parintins, em junho, servirá de exercício para a Copa de 2014.



AMAZONAS EM TEMPO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário